Revisão da Vida Útil

A equipe de engenharia da ALTERNATIVA PATRIMONIAL é formada por Engenheiros especializados em Avaliações Patrimoniais e emissão de Laudos com finalidades Gerenciais, Societários, Contábeis, Vendas, Compras, Seguros, Garantias e de acordo com as normas da ABNT, IBAPE, Lei 6404 /11.638 e CVM.

Nossos Laudos são emitidos de forma personalizado de acordo com a finalidade de cada empresa e complementados com as informações necessárias, para suprir nossos clientes nas tomadas de decisões.

Sobre o Serviço

O processo de revisão da vida útil do imobilizado realizado pela ALTERNATIVA PATRIMONIAL, está fundamentado na implementação da Lei 11.638/07 e pronunciamento técnico CPC 27, que regula a depreciação econômica remanescente dos bens patrimoniais, também reconhecido como unidade geradora de caixa, em função da capacidade produtiva e período total que o bem poderá gerar receitas. Também deve-se levar em consideração o cálculo do valor residual no fim da vida útil do imobilizado e não depreciável, para devida alienação ou sucateamento (valor de descarte)
 

O Pronunciamento Técnico CPC 27 orienta que as empresas realizem a revisão da vida útil dos seus ativos pelo menos uma vez ao ano ou quando ocorrer alteração significativa no padrão de utilização dos ativos, garantindo que os ativos estejam sendo depreciados contabilmente nas taxas que refletem a realidade operacional da empresa. Porém não é obrigatório que a revisão seja no início ou no final do exercício, podendo ser feita em uma data que seja mais apropriada para a empresa, mediante fundamentação de Laudo específico emitido pela ALTERNATIVA PATRIMONIAL, para essa finalidade.

 

A revisão de vida útil pode ocasionar mudanças na estimativa contábil anteriormente reconhecida, sendo o registro dessa alteração constituído de forma prospectiva, ou seja, produzirão efeitos na contabilidade a partir da data da revisão, devendo ser observadas as normas do Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.


Vistoria em campo para os seguintes diagnósticos:

 

  • Coletar dados técnicos (tempo de aquisição / se foi comprado novo ou usado)

  • Avaliar o estado de conservação (manutenção corretiva ou preventiva;

  • Turnos de trabalho

  • Centro de cutos

  • Linha de produção

  • Se o bem foi fabricado internamente;

  • Se foi realizado Retrofit

  • Relatório Fotográfico

  • Demais dados com base na atividade da empresa 

 

Nossos Laudos são emitidos de forma personalizado, destacando os valores originais, corrigidos, depreciação fiscal e depreciação econômica, apontando as diferenças entre as taxas e tempo de depreciação, para suprir nossos clientes nas tomadas de decisões.

entre em contato para mais informações

© 2023 Alternativa Inventário e Avaliações Patrimoniais Ltda.- Todos os Direitos Reservados                                                                                     Desenvolvido por  Maurício Durante