- Edvaldo Silva
PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA INVENTÁRIO DO IMOBILIZADO
O Inventário do Ativo Fixo é um procedimento que valida as informações apresentadas no balanço e certifica se os custos com as depreciações estão sendo apropriados de forma coerente. Portanto é equivocado destacar que só faz o inventário do imobilizado as empresas com necessidades especificas (societário, liquidez, venda etc.) ou com gestão deficitária no imobilizado.
Também é equivocado inventariar os ativos e desconsiderar os registros contábeis e mesmo que uma organização que tenha áreas independentes para o controle físico e registros contábeis, o processo de inventário deverá ser realizado em conformidade com os ajuste e interesses mútuos, tratando a base (física e contábil) de forma unificada.
O Inventário do Imobilizado é uma atividade periódica e dependendo do grau de organização ou política da empresa, pode ser realizado anualmente ou períodos maiores para empresas com normas e procedimentos.
Principais Etapas para Inventário do Imobilizado:
Reunião de Planejamento Inicial:
Está é a etapa mais importante do processo e precisa envolver todos os colaboradores que participam na movimentação do imobilizado.
O Planejamento será parte integrante do relatório final e deverá constar o nome do responsável geral pelo Projeto e os demais responsáveis por cada etapa do processo.
Inventário Físico dos Bens:
Identificação física de todos os bens localizados na empresa, fixando etiquetas de patrimônio nos bens sem identificação.
OBS.: A qualidade das informações coletadas durante o inventário, serão essenciais para conciliação com os registros contábeis, portanto procure levantar o máximo de informações possíveis (descrição técnica, marca. modelo, nº de série, medidas, fotos etc.)
Conciliação da base contábil com o inventário físico:
O objetivo da conciliação é certificar se todos os bens registrados na contabilidade existem fisicamente, vinculando com o número do patrimônio, complementando os dados cadastrais e validando os dados
Saneamento das sobras contábeis e físicas;
O Saneamento é um processo de revisão final para certificar as sobras contábeis e físicas e conclusão dos serviços.
Relatório de Conclusão:
Geração dos relatórios finais com os bens conciliados, sobras contábeis e sobras físicas.
O Relatório deverá ser assinado pelo responsável legal pela empresa (ou responsável pela empresa contratada), e será utilizado como base nos ajustes necessários nos registros contábeis e análise da auditoria interna ou externa.